Cães Educados, Donos Felizes  ( Cesar Millan)

Cães educados, donos felizes
Amazon BR
Uma das coisas mais maneiras e transformadoras que fiz em 2017 foi adotar um cachorro. Lá estava eu, no pet shop, indo comprar ração para meus gatinhos, quando a namorada sugeriu darmos uma passadinha na feira de adoção que estava rolando ao lado. Relutei, com receio de sair de lá com um cachorro. Ela insistiu. Era só pra dar uma olhadinha. Pois bem, saí de lá com um cachorro. Sebastião. Ele era o dog mais medroso da feira. Na jaulinha, tremia inteiro. Derreteu o coração e já era. Liguei pro meu irmão, que já adotou dois. Avisei: “Tô adotando um dog”. Ele desesperou com os gatos. Um mês depois me emprestou esse livro.

Educador Canino

O Cesar é conhecido por um programa que roda na TV a cabo em que se propõe a resolver a vida de pessoas que têm cachorros com problemas. São dogs que mordem, que se mordem, que uivam o dia inteiro, que destroem a casa e que fazem da vida de seus donos o inferno na Terra. O cara basicamente é um mexicano que se especializou em comportamento canino. Ele manja demais de dogs e, no livro Cães Educados, Donos Felizes, dá os guias de como a cabeça deles funciona. Com várias dicas práticas, o livro é quase que um guia de liderança. Como bem ele afirma, se você não consegue liderar um cachorro, como espera liderar pessoas?

Ainda não consigo fazer o Sebastião dar a patinha, mas ele me respeita bem mais e tá beeem mais calmo do que era quando chegou, há seis meses. Cães Educados, Donos Felizes é de leitura fácil e prazerosa. Se você tem um dog, vale muito a pena.

Liderança é guiar e dar proteção

Acabei não riscando partes porque o livro é do Lucas, mas coloco em pontos alguns dos ensinamentos:

  1. Quando um dog tem um problema, geralmente a raiz do problema está no dono.
  2. Se você está agitado, o dog sabe e terá um comportamento baseado nisso. Portanto, sempre esteja calmo ao sair para os rolês.
  3. Liderança é guiar o caminho e dar a proteção. O cão precisa disso.
  4. Galera acha que dog precisa é de liberdade, correr solto, fazer o que quiser. Na verdade, a liberdade pode ser opressora. Cães gostam, e faz parte das características deles, ter a quem seguir (seja o dog líder da matilha ou o humano dono). Eles precisam ter guides para se sentirem seguros.
  5. Os dogs precisam correr, brincar e gastar energia. Caso contrário ficam tipo criança hiperativa que não para quieta na sala de aula. Bota o dog pra correr, tira a bunda do sofá e vai passear!
  6. É importante que o dog tenha uma energia semelhante à do dono e vice-versa. É preciso ter sintonia.
  7. Exercício, disciplina e carinho. É disso que seu dog precisa — nessa ordem! — pra viver bem, saudável e feliz.
Avaliação: 3/5

Amazon BR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *