A Startup Enxuta (Eric Ries)

A Startup Enxuta
Amazon BR

A Startup Enxuta é um dos livros de business mais conhecidos da atualidade. Nele, Eric Ries mostra como se dá a criação e o desenvolvimento de uma startup. Na definição dele, “uma instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza.

A partir de cases, A Startup Enxuta mostra como empresas conseguem melhorar financeiramente, como é possível tornar equipes mais produtivas e satisfeitas e como usar métricas a favor do ciclo de desenvolvimento e melhoria dos produtos. Um baita livro pra quem (quer) empreende(r)!

Avaliação: 4/5
Quotes:

⇢ “A startup enxuta tira seu nome da produção enxuta, a revolução que Taiichi Ohno e Shigeo Shingo promoveram na Toyota. O pensamento enxuto está alterando radicalmente a maneira pela qual as cadeias de suprimento e os sistemas de produção são conduzidos. Entre seus princípios estão o aproveitamento do conhecimento e da criatividade de cada funcionário, a redução dos tamanhos dos lotes, a produção do tipo just in time, o controle do estoque e a aceleração do tempo de ciclo. Ensinou ao mundo a diferença entre atividades com valor das outras, e mostrou como desenvolver qualidade nos produtos de dentro para fora.”

⇢ “o método da startup enxuta, em contraste, é projetado para você aprender a dirigir uma startup. Em vez de projetar planos complexos, baseados em inúmeras hipóteses, você pode fazer ajustes constantes por meio do “volante”, que é o ciclo de feedback construir-medir-aprender. Por meio desse processo de condução, podemos aprender quando e se é o momento de fazermos uma curva fechada chamada pivô ou se devemos perseverar em nosso caminho atual. Uma vez que temos um motor em funcionamento, a startup enxuta oferece métodos para dimensionar e desenvolver o negócio com aceleração máxima. Em todo processo de condução, você sempre tem uma ideia clara de onde está indo.”

⇢ “Comecei a acreditar que a aprendizagem é a unidade essencial do progresso das startups. O esforço que não é absolutamente necessário para aprender o que os clientes querem pode ser eliminado. Chamo isso de aprendizagem validada, pois é sempre demonstrada mediante melhorias positivas nas métricas principais da startup.”

⇢ “Quando levamos em conta a construção do produto mínimo viável, essa regra simples é suficiente: elimine todo recurso, processo ou esforço que não contribui diretamente com a aprendizagem que você procura.”

Amazon BR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *